SOU CANDIDATO LENDO CHICO XAVIER


Dedico este artigo a cada maçom do GOB, em número superior a 90 mil nas mais de três mil Lojas. Que ele possa servir de uma ou outra forma como fluidos de paz que envio.

Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da Humanidade. Moral é para a Maçonaria uma ciência com base no  entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. Essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Os seus membros se chamam de irmãos e irmãos são aqueles unidos na intimidade fraternal.

Nesta síntese procuro amparar a minha vida maçônica. Apresento-me como candidato ao Grão-Mestrado Geral do Grande Oriente do Brasil. Entendo que nossa potência, histórica de 195 anos, precisa de alguma providência buscando novas formas de ver esse mundo novo que se modifica constantemente. Estou perseguindo com o verbo harmonizar, estabelecer nos próximos 5 anos, a paz que o GOB necessita e que tem de fluir, de nascer, valorizando e ouvindo as células mais importantes, que são as mais de três mil Lojas.

Ao me apresentar o fiz com o que tenho, minha vida, meu passado. Nada mais e nada menos do que sou. Não aceito provocações e não entro, lamentavelmente nas discussões de um pequeno número que ainda não desbastou a pedra bruta. Façamos destas eleições de 10 de março um momento de realizar um pleito diferentemente das eleições que tanto condenamos na política brasileira, pois somos todos com as milhares de assinaturas, autores do projeto que se transformou na Lei da Ficha Limpa.

Muito tranquilo com a minha consciência, vou levando esta campanha com a bandeira da consideração e do respeito, submetendo-me sem nenhuma discordância e sem carregar sequela às decisões do judiciário maçônico eleitoral e ao resultado que vier das urnas.

Assim na minha caminhada pelo Brasil inteiro, reiniciada na Loja Fraternidade de Santos, dia 5 de janeiro, com cerca de 300 irmãos, em almoço em Ribeirão Preto, com 21 irmãos e na Loja Acácia de São Carlos, em São Paulo, com cerca de 70 irmãos, vou falando com o compromisso de harmonizar, inovar e crescer o GOB. Nos intervalos de viagem me reabastecendo com Chico Xavier, médium que ultrapassa as barreiras religiosas e é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo.

De suas frases a seguir por mim transcritas, vem o conselho de não responder a colocações de irmãos ainda não desenvolvidos espiritualmente, embora cidadãos, pais de família, homens, muitos de cabelos brancos, assim como eu, mas que estão embevecidos neste momento por uma eleição, com emissão de palavras muito pesadas. Precisam eles de nossas orações para que seus espíritos se acalmem, amparados pela qualidade maior de ser maçom, que é a fraternidade entre todos, mesmo com ideias diferentes, mas sobretudo, com respeito e consideração.

Em cada frase, podemos realizar uma meditação.

“Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!”.

Devemos efetuar campanhas de silêncio contra as chamadas fofocas, cultivando orações e pensamentos caridosos e otimistas, em favor da nossa união e da nossa paz, em geral”.

“Não exijas dos outros qualidades que ainda não possui. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo”.

“Que Deus não permita: Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas.

Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda.

Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia... Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim. Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.  Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços incríveis para manter a sua harmonia”.

“Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faz-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo”. Se alguém te desejar vibrações contrárias à tua felicidade, endereça a esse alguém a tua silenciosa mensagem de harmonia e de amor com que lhe desejas felicidade maior”.

 “A sua irritação não solucionará problema algum. O seu mau humor não modifica a vida. Não estrague o seu dia”.“ A verdadeira coragem não é a de enfrentar o leão, a cobra, mas, sim, a de enfrentar o nosso próprio impulso”.

É exatamente disso que a vida é feita, de momentos. Momentos que temos que passar, sendo bons ou ruins, para o nosso próprio aprendizado. Nunca esquecendo o mais importante: Nada nessa vida é por acaso. Absolutamente nada. Por isso, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível. A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser”.

Não perturbe. Tranquilize. Não grite. Converse. Não critique. Auxilie. Não acuse. Ampare. Não se irrite. Sorria. Não fira. Balsamize. Não se queixe. Compreenda. Não condene. Abençoe. Não exija. Sirva. Não destrua. Edifique. Recorde: a Humanidade é uma coleção de grupos e a paz do grupo de corações a que pertencemos começa de nós?” 

E assim, distintos e qualificados leitores, que fazem de cada um dos meus sábados, momentos em que estou junto com vocês, agradecendo a distinção e continuando minha caminhada, com leve consciência, sempre lendo Chico Xavier.

Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil - barbosanunes@terra.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome 
E-mail * 
Mensagem * 




Postar um comentário

0 Comentários