EXISTE UMA MITOLOGIA MAÇÔNICA?


por Daniel Doron 33 °


Eu poderia, é claro, apenas dizer "sim" e seria isso, mas não seria justo, não é? Então, deixe-me ser justo e apresentar uma resposta mais sistemática.

Temos 143 manuscritos que chamamos de "Cargos Antigos", sendo o mais antigo "Regius", datado de 1390, seguido de Cooke MS datado de 1410. Todos esses MSS contêm duas partes importantes, que são o centro desta apresentação. Eles contêm uma história lendária, que é a história da Criação (na capital C!) Da Maçonaria. Entrevistados nesta história, há regras e regulamentos que regem o comportamento dos pedreiros operacionais, tanto por seus empregadores quanto entre eles. Essas regras são chamadas "Encargos" e são resumidas na seguinte parte do MSS. Vou tentar provar que a história lendária contém figuras que criam uma mitologia maçônica.
Para isso, temos que começar por admitir que os termos "lenda" e "mito" estão muito próximos. Comecemos com 2 definições de "mito" no dicionário Webster:
- Uma história geralmente tradicional de eventos ostensivamente históricos que servem para desdobrar parte da visão do mundo de um povo ou explicar uma prática, crença ou fenômenos naturais.
- Uma crença popular ou tradição que cresceu em torno de algo ou alguém; especialmente um que incorpora os ideais e as instituições de uma sociedade ou um segmento da sociedade.  
Compartilho a visão desses pesquisadores maçônicos que consideram o MSS "Old Charges" como contendo as tradições e regulamentos prevalentes entre os pedreiros operacionais em suas lojas. Essas tradições e regulamentos se espalharam por toda a Inglaterra porque os pedestres que viajavam eram de um site para outro e eram, por assim dizer, os "portadores da doença". Se essa conclusão for correta, o MSS se encaixa perfeitamente nas duas definições que citei do dicionário Webster.

A História Legendária
A história começa às vezes com Adão, mas com mais freqüência com Nimrod, que está conectado à Torre da Babilônia. Então Lamech entra na cena com seus 4 filhos, que dizem ter descoberto as sete 'Artes liberais'. O quinto deles é Geometria, que é definida como sinônimo de Maçonaria. Sabendo que Deus se vingará dos pecados do homem, eles escreveram suas descobertas em duas colunas. Noah aparece agora e, após o dilúvio, as colunas são encontradas e Abraão traz o conhecimento da alvenaria e os Encargos da pedreira para a Terra Prometida. Por causa da fome, Abraão vai ao Egito onde ensinou Euclides. O ofício e os Encargos são ensinados a Hermes Trismegistus, que, por sua vez, os transmite aos Príncipes do Egito. Os israelitas trazem o conhecimento de volta à Terra Prometida e aqui a maior conquista é alcançada na construção do Templo de Salomão. A partir daqui, a história nos diz que um homem curioso passa a arte de alvenaria e os Encargos do Mason para a França, para Charles Martel. Da França, o conhecimento é levado para a Inglaterra, para St. Alban e o clímax é alcançado em uma assembléia de todos os Maçons Masões do Reino em York, em 926, onde codificaram os Encargos dos Masões. Em vez disso, a história lendária pára aqui.

É um mito?
A verdadeira questão é se continuamos a aceitá-lo como uma legenda ou, seguindo as definições que citei do dicionário Webster, devemos considerá-lo como um mito? Nossa primeira definição foi: "Uma história tradicional de eventos ostensivamente históricos que servem para desdobrar parte da visão de mundo de um povo ou explicar uma prática, crença ou fenômeno natural ". De acordo com isso, minha resposta deve ser: sim, é um mito.  P assemos agora à última parte da segunda definição: "... especialmente uma que incorpora os ideais e as instituições de uma sociedade ou um segmento da sociedade". Afirmo que os regulamentos (Encargos) estão incorporando os ideais e as instituições dos pedreiros operacionais, então é um mito. Deixe-nos, agora, examinar as figuras bíblicas e outras mencionadas em nossa história.

Adão
Precisamos argumentar que ele é uma figura mitológica?

Nimrod
Gênesis 10: 8 diz "Nimrod; ele começou a ser um guerreiro valente na terra "e depois nos diz que seu reino incluiu Babilônia e que ele construiu Nínive e outras cidades. Esta passagem aparece na íntegra no Cooke MS. Como a história da Torre da Babilônia é uma lenda da Mesopotâmia e do Mediterrâneo Oriental, Nimrod também deve ser considerado uma figura mitológica, adotada pelos pedreiros como construtora.

Lamech
Lamech era a 7ª geração de Adão, um número místico em si mesmo. Afirma-se que Lamech recebeu uma passagem bastante longa, incluindo uma das mais antigas peças de poesia na Bíblia. Em Gênesis 4: 23-4 Lamech disse às suas mulheres: "Ada e Zillah! Escute-me! Você esposas de Lamech, ouça minhas palavras! Eu matei um homem por me ferir, um jovem por me machucar. Se Cain deve ser vingado sete vezes mais, então Lamech setenta e sete vezes ". Mais uma vez os 7 e 77 significativos!  P orque a história bíblica atribui a descoberta de artesanato aos filhos de Lamech, ele parece um elo "natural" na cadeia mitológica preocupada com a criação do nosso ofício. Em nossa história, eles dizem ter escrito suas descobertas em 2 colunas para salvá-las de grandes incêndios ou inundações.

Noé
Bem, a história do dilúvio é um mito conhecido, bastante comum nesta parte do mundo. Ele também aparece nos manuscritos ugaríticos, juntamente com Jó e Daniel. Podemos assim dizer que incluir Noah e o dilúvio em nossa tradição é de natureza mitológica também. Seguem as duas colunas que foram encontradas após o dilúvio.

Abraham
A inclusão de um Patriarca é tipicamente mitológica. Todos são. Abraão é necessário para trazer o ofício de alvenaria e suas "cargas de Ararat e Ur para a terra de Canaã, e daqui para o Egito. Ele é necessário como um link para ensinar o artesanato aos egípcios.

Euclides
Não surpreendentemente, aqui vem Euclid - provavelmente por causa de sua 47ª proposição - embora ele ainda seja parcialmente um enigma. Mais uma vez, temos um link que está conectado à geometria - daí eles reivindicaram: alvenaria - e a quem grandes obras foram atribuídas cerca de 800 anos depois de ele viver, tornando-o um herói lendário. Em nosso MSS Euclid é o professor dos Princes egípcios e Hermes Trismegistus.

Hermes Trismegistus
Aqui estou de volta em um terreno ainda mais seguro. Se fosse Hermes, o deus grego, certamente estamos no campo da mitologia. No nosso caso, nosso Hermes é um título fictício dado pelos neoplatônicos ao deus egípcio Toth, então estamos de volta à esfera da mitologia. Por razões óbvias, não podemos dizer mais sobre os neoplatônicos, mas espero que você concorda comigo que aqui está mais uma figura mitológica.

Rei Salomão
Os israelitas trouxeram o ofício e as acusações de um pedreiro do Egito e aqui a alvenaria alcançou o clímax no Templo de Salomão. Gostaria de fazer apenas 3 observações curtas porque, caso contrário, precisaremos de muitas horas. uma. O registro bíblico da construção do Templo é desprovido de alegorias, enquanto nós atribuímos a ele uma importância lendária; certamente na lenda de Hiram Abif. Nas tradições dos pedreiros medievais, tornou-se um mito, não apenas uma lenda. b. O rei Salomão era um herói mitológico durante toda a Idade Média, que eram comuns na cultura dessa época. Afinal, ter sido capaz de falar com pássaros e animais era sobrenatural ...! c. A reconstrução do Templo em Jerusalém tornou-se um problema na última parte do século 17 em toda a Europa. (JJLeon e seu modelo). Em sua Enciclopédia, Mackey escreveu sobre o rei Salomão: é o negócio do biógrafo maçônico relacionar tudo o que foi transmitido pela tradição em conexão com a vida de Salomão. Seria dever do crítico mais severo procurar separar de todos esses materiais o que é histórico do que é meramente mítico. "Parece-me que isso é suficiente para o nosso caso aqui.

"A Curious Mason" (Naemus Graecus)
Aqui aparece um link necessário para conectar o rei Salomão e a Europa. Não importava que cerca de 1.700 anos separassem o rei Salomão e o governante francês que recebeu o ofício e os Encargos deste "pedreiro curioso".

Charles Martel
Charles Martel foi a primeira chave para minha tese. Martel governou a França nos anos 714-41 e era um guerreiro, não um construtor. Perguntei-me: qual foi a sua contribuição única para ganhar um lugar tão importante em nossas tradições? Bem, não pode ser além da sua grande vitória em Tours contra os invasores exércitos muçulmanos da Espanha, o que os levou a recuar nos Pirineus. Em outras palavras, sua grande importância para a Europa cristã estava salvando-a do domínio muçulmano. Não consigo encontrar qualquer outra razão possível para adotá-lo em nossa história mitológica.

St. Alban
Curiosamente, o ofício da Maçonaria e seus "Encargos" foram trazidos para a Inglaterra e ensinado a St. Alban, que na verdade viveu 400 anos antes. De qualquer forma, aqui não adotamos o primeiro mártir cristão da Inglaterra, mas também um Santo que era uma figura central nas lendas de St. Alban e St. Amphiball, que eram parte integrante da cultura de inglês medieval Bro. Aston mostrou em detalhes em seu artigo no AQC 102.

King Athelstan
Nossa história salta de St. Alban para Athelstan, que reinou em 924-39. Este rei foi minha segunda chave para o enigma, uma vez que adotamos um grande guerreiro. Por que o adotamos? Em outro artigo de Aston (AQC.99), ele provou que Athelstan era o herói de uma legenda conhecida em verso, que era comum na cultura inglesa medieval inglesa. Athelstan não era apenas o neto do rei Alfred the Great - um admirado rei saxão - mas também foi o primeiro rei saxão que expulsou os Vikings, acabou com a Daneland e criou o primeiro reino saxão unido em toda a Inglaterra e no sul da Escócia . Ele não valia um lugar de honra em nossas tradições? Certamente não poderia haver um melhor candidato para receber a codificação dos Encargos de um pedreiro ?! Então, nossa tradição mitológica termina em York no ano 926. Esta é a nossa Legenda de York. Eu acho interessante que Charles Martel e Athelstan tenham características semelhantes e que ambos ganharam seu lugar em nossas tradições como resultado de seu sucesso nas guerras e não como construtores. Na verdade, isso é o que me fez passar pela chamada história lendária e propor uma nova visão.

Conclusões
Eu tentei examinar o MSS antigo e seus conteúdos na tentativa de entender como e por que adotamos a história lendária, tão conhecida pela maioria. A única resposta com que vim foi: é a história da Criação da Maçonaria e, portanto, é realmente nossa mitologia maçônica. Centra-se em figuras mitológicas em uma cadeia contínua até atingir a Inglaterra antes da Conquista Normanda. O que permanece sem resposta é a questão de por que os períodos gloriosos da construção da Grécia e de Roma foram completamente excluídos e por que eles pararam em um período em que quase não havia nenhum prédio em pedra na Inglaterra e, portanto, não poderia ter havido mestres maçons para se reunir em York em 926. É minha opinião, que a história lendária incluída no "MSS de" Cargas antigas "é um ethos desenvolvido entre os nossos antepassados medievais em seus lodges. Os "Encargos" listados no final de cada manuscrito são os regulamentos que esses jornaleiros desenvolveram em seus lodges para regular o seu estar juntos nas várias pousadas. A adoção desses MSS pelos pedreiros não operacionais foi, em minha opinião, porque eles incluíam uma ascendência muito respeitável de que poderiam se orgulhar.

Fonte: http://freemasonry.com

Postar um comentário

0 Comentários