por Daniel Doron 33 °
Eu poderia, é claro, apenas dizer
"sim" e seria isso, mas não seria justo, não é? Então, deixe-me ser
justo e apresentar uma resposta mais sistemática.
Temos 143 manuscritos que chamamos de
"Cargos Antigos", sendo o mais antigo "Regius", datado de
1390, seguido de Cooke MS datado de 1410. Todos esses MSS contêm duas partes
importantes, que são o centro desta apresentação. Eles contêm uma história
lendária, que é a história da Criação (na capital C!) Da Maçonaria.
Entrevistados nesta história, há regras e regulamentos que regem o comportamento
dos pedreiros operacionais, tanto por seus empregadores quanto entre eles.
Essas regras são chamadas "Encargos" e são resumidas na seguinte
parte do MSS. Vou tentar provar que a história lendária contém figuras que
criam uma mitologia maçônica.
Para isso, temos que começar por admitir que
os termos "lenda" e "mito" estão muito próximos. Comecemos
com 2 definições de "mito" no dicionário Webster:
- Uma história geralmente tradicional de
eventos ostensivamente históricos que servem para desdobrar parte da visão do
mundo de um povo ou explicar uma prática, crença ou fenômenos naturais.
- Uma crença popular ou tradição que cresceu
em torno de algo ou alguém; especialmente um que incorpora os ideais e as
instituições de uma sociedade ou um segmento da sociedade.
Compartilho a visão desses pesquisadores
maçônicos que consideram o MSS "Old Charges" como contendo as
tradições e regulamentos prevalentes entre os pedreiros operacionais em suas
lojas. Essas tradições e regulamentos se espalharam por toda a Inglaterra
porque os pedestres que viajavam eram de um site para outro e eram, por assim
dizer, os "portadores da doença". Se essa conclusão for correta, o
MSS se encaixa perfeitamente nas duas definições que citei do dicionário
Webster.
A
História Legendária
A história começa às vezes com Adão, mas com
mais freqüência com Nimrod, que está conectado à Torre da Babilônia. Então
Lamech entra na cena com seus 4 filhos, que dizem ter descoberto as sete 'Artes
liberais'. O quinto deles é Geometria, que é definida como sinônimo de
Maçonaria. Sabendo que Deus se vingará dos pecados do homem, eles escreveram
suas descobertas em duas colunas. Noah aparece agora e, após o dilúvio, as
colunas são encontradas e Abraão traz o conhecimento da alvenaria e os Encargos
da pedreira para a Terra Prometida. Por causa da fome, Abraão vai ao Egito onde
ensinou Euclides. O ofício e os Encargos são ensinados a Hermes Trismegistus,
que, por sua vez, os transmite aos Príncipes do Egito. Os israelitas trazem o
conhecimento de volta à Terra Prometida e aqui a maior conquista é alcançada na
construção do Templo de Salomão. A partir daqui, a história nos diz que um
homem curioso passa a arte de alvenaria e os Encargos do Mason para a França,
para Charles Martel. Da França, o conhecimento é levado para a Inglaterra, para
St. Alban e o clímax é alcançado em uma assembléia de todos os Maçons Masões do
Reino em York, em 926, onde codificaram os Encargos dos Masões. Em vez disso, a
história lendária pára aqui.
É um
mito?
A verdadeira questão é se continuamos a
aceitá-lo como uma legenda ou, seguindo as definições que citei do dicionário
Webster, devemos considerá-lo como um mito? Nossa primeira definição foi:
"Uma história tradicional de eventos ostensivamente históricos que servem
para desdobrar parte da visão de mundo de um povo ou explicar uma prática,
crença ou fenômeno natural ". De acordo com isso, minha resposta deve ser:
sim, é um mito. P assemos agora à última
parte da segunda definição: "... especialmente uma que incorpora os ideais
e as instituições de uma sociedade ou um segmento da sociedade". Afirmo
que os regulamentos (Encargos) estão incorporando os ideais e as instituições
dos pedreiros operacionais, então é um mito. Deixe-nos, agora, examinar as
figuras bíblicas e outras mencionadas em nossa história.
Adão
Precisamos argumentar que ele é uma figura
mitológica?
Nimrod
Gênesis 10: 8 diz "Nimrod; ele começou a
ser um guerreiro valente na terra "e depois nos diz que seu reino incluiu
Babilônia e que ele construiu Nínive e outras cidades. Esta passagem aparece na
íntegra no Cooke MS. Como a história da Torre da Babilônia é uma lenda da
Mesopotâmia e do Mediterrâneo Oriental, Nimrod também deve ser considerado uma figura
mitológica, adotada pelos pedreiros como construtora.
Lamech
Lamech era a 7ª geração de Adão, um número
místico em si mesmo. Afirma-se que Lamech recebeu uma passagem bastante longa,
incluindo uma das mais antigas peças de poesia na Bíblia. Em Gênesis 4: 23-4
Lamech disse às suas mulheres: "Ada e Zillah! Escute-me! Você esposas de
Lamech, ouça minhas palavras! Eu matei um homem por me ferir, um jovem por me
machucar. Se Cain deve ser vingado sete vezes mais, então Lamech setenta e sete
vezes ". Mais uma vez os 7 e 77 significativos! P orque a história bíblica atribui a
descoberta de artesanato aos filhos de Lamech, ele parece um elo "natural"
na cadeia mitológica preocupada com a criação do nosso ofício. Em nossa
história, eles dizem ter escrito suas descobertas em 2 colunas para salvá-las
de grandes incêndios ou inundações.
Noé
Bem, a história do dilúvio é um mito
conhecido, bastante comum nesta parte do mundo. Ele também aparece nos
manuscritos ugaríticos, juntamente com Jó e Daniel. Podemos assim dizer que
incluir Noah e o dilúvio em nossa tradição é de natureza mitológica também.
Seguem as duas colunas que foram encontradas após o dilúvio.
Abraham
A inclusão de um Patriarca é tipicamente
mitológica. Todos são. Abraão é necessário para trazer o ofício de alvenaria e
suas "cargas de Ararat e Ur para a terra de Canaã, e daqui para o Egito.
Ele é necessário como um link para ensinar o artesanato aos egípcios.
Euclides
Não surpreendentemente, aqui vem Euclid -
provavelmente por causa de sua 47ª proposição - embora ele ainda seja
parcialmente um enigma. Mais uma vez, temos um link que está conectado à
geometria - daí eles reivindicaram: alvenaria - e a quem grandes obras foram
atribuídas cerca de 800 anos depois de ele viver, tornando-o um herói lendário.
Em nosso MSS Euclid é o professor dos Princes egípcios e Hermes Trismegistus.
Hermes
Trismegistus
Aqui estou de volta em um terreno ainda mais
seguro. Se fosse Hermes, o deus grego, certamente estamos no campo da
mitologia. No nosso caso, nosso Hermes é um título fictício dado pelos
neoplatônicos ao deus egípcio Toth, então estamos de volta à esfera da
mitologia. Por razões óbvias, não podemos dizer mais sobre os neoplatônicos,
mas espero que você concorda comigo que aqui está mais uma figura mitológica.
Rei
Salomão
Os israelitas trouxeram o ofício e as
acusações de um pedreiro do Egito e aqui a alvenaria alcançou o clímax no
Templo de Salomão. Gostaria de fazer apenas 3 observações curtas porque, caso
contrário, precisaremos de muitas horas. uma. O registro bíblico da construção
do Templo é desprovido de alegorias, enquanto nós atribuímos a ele uma
importância lendária; certamente na lenda de Hiram Abif. Nas tradições dos
pedreiros medievais, tornou-se um mito, não apenas uma lenda. b. O rei Salomão
era um herói mitológico durante toda a Idade Média, que eram comuns na cultura
dessa época. Afinal, ter sido capaz de falar com pássaros e animais era
sobrenatural ...! c. A reconstrução do Templo em Jerusalém tornou-se um
problema na última parte do século 17 em toda a Europa. (JJLeon e seu modelo).
Em sua Enciclopédia, Mackey escreveu sobre o rei Salomão: é o negócio do
biógrafo maçônico relacionar tudo o que foi transmitido pela tradição em
conexão com a vida de Salomão. Seria dever do crítico mais severo procurar
separar de todos esses materiais o que é histórico do que é meramente mítico.
"Parece-me que isso é suficiente para o nosso caso aqui.
"A
Curious Mason" (Naemus Graecus)
Aqui aparece um link necessário para conectar
o rei Salomão e a Europa. Não importava que cerca de 1.700 anos separassem o
rei Salomão e o governante francês que recebeu o ofício e os Encargos deste
"pedreiro curioso".
Charles
Martel
Charles Martel foi a primeira chave para
minha tese. Martel governou a França nos anos 714-41 e era um guerreiro, não um
construtor. Perguntei-me: qual foi a sua contribuição única para ganhar um
lugar tão importante em nossas tradições? Bem, não pode ser além da sua grande
vitória em Tours contra os invasores exércitos muçulmanos da Espanha, o que os
levou a recuar nos Pirineus. Em outras palavras, sua grande importância para a
Europa cristã estava salvando-a do domínio muçulmano. Não consigo encontrar qualquer
outra razão possível para adotá-lo em nossa história mitológica.
St.
Alban
Curiosamente, o ofício da Maçonaria e seus
"Encargos" foram trazidos para a Inglaterra e ensinado a St. Alban,
que na verdade viveu 400 anos antes. De qualquer forma, aqui não adotamos o
primeiro mártir cristão da Inglaterra, mas também um Santo que era uma figura
central nas lendas de St. Alban e St. Amphiball, que eram parte integrante da
cultura de inglês medieval Bro. Aston mostrou em detalhes em seu artigo no AQC
102.
King
Athelstan
Nossa história salta de St. Alban para
Athelstan, que reinou em 924-39. Este rei foi minha segunda chave para o
enigma, uma vez que adotamos um grande guerreiro. Por que o adotamos? Em outro
artigo de Aston (AQC.99), ele provou que Athelstan era o herói de uma legenda
conhecida em verso, que era comum na cultura inglesa medieval inglesa.
Athelstan não era apenas o neto do rei Alfred the Great - um admirado rei saxão
- mas também foi o primeiro rei saxão que expulsou os Vikings, acabou com a
Daneland e criou o primeiro reino saxão unido em toda a Inglaterra e no sul da
Escócia . Ele não valia um lugar de honra em nossas tradições? Certamente não
poderia haver um melhor candidato para receber a codificação dos Encargos de um
pedreiro ?! Então, nossa tradição mitológica termina em York no ano 926. Esta é
a nossa Legenda de York. Eu acho interessante que Charles Martel e Athelstan
tenham características semelhantes e que ambos ganharam seu lugar em nossas
tradições como resultado de seu sucesso nas guerras e não como construtores. Na
verdade, isso é o que me fez passar pela chamada história lendária e propor uma
nova visão.
Conclusões
Eu tentei examinar o MSS antigo e seus
conteúdos na tentativa de entender como e por que adotamos a história lendária,
tão conhecida pela maioria. A única resposta com que vim foi: é a história da
Criação da Maçonaria e, portanto, é realmente nossa mitologia maçônica.
Centra-se em figuras mitológicas em uma cadeia contínua até atingir a
Inglaterra antes da Conquista Normanda. O que permanece sem resposta é a
questão de por que os períodos gloriosos da construção da Grécia e de Roma
foram completamente excluídos e por que eles pararam em um período em que quase
não havia nenhum prédio em pedra na Inglaterra e, portanto, não poderia ter
havido mestres maçons para se reunir em York em 926. É minha opinião, que a
história lendária incluída no "MSS de" Cargas antigas "é um
ethos desenvolvido entre os nossos antepassados medievais em seus lodges. Os
"Encargos" listados no final de cada manuscrito são os regulamentos
que esses jornaleiros desenvolveram em seus lodges para regular o seu estar
juntos nas várias pousadas. A adoção desses MSS pelos pedreiros não
operacionais foi, em minha opinião, porque eles incluíam uma ascendência muito
respeitável de que poderiam se orgulhar.
Fonte: http://freemasonry.com
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